A conquista e o esquecimento do título de 1937

Atualizado: 3 de Jul de 2020

Por Ana Luiza Pereira - Todos sabem que o São Cristóvão é o campeão carioca de 1926, mas o que poucos lembram é que o time também garantiu um título estadual no ano de 1937. Esse esquecimento existe pela confusão que acontecia no futebol na década de 1930 no Brasil. No começo da década, o futebol ainda era amador no Brasil. Não existia uma regulamentação da profissão e alguns jogadores ainda não recebiam para atuar nos times. Porém, no ano de 1932, o Fluminense apresentou uma proposta de introdução do profissionalismo no esporte, mas as divergências entre os clubes fez essa discussão levar anos para ser resolvida no Rio de Janeiro. Por isso, havia duas ligas na época, a Federação Metropolitana de Desportos (FMD), considerada a oficial, e a Liga Carioca de Futebol (LCF). Até que em 1937 ocorreu o “Clássico da Paz” entre Vasco e América, que selou o fim dessa briga. O campeonato da FMD de 1937 começou no dia 2 de maio com os jogos Andarahy x Bangu e Madureira x Carioca. O São CriCri só estreou no dia 9 do mesmo mês contra o Vasco, na Figueira de Melo, vencendo pelo placar de 3 a 1. Enquanto o campeonato ocorria, muitos acordos foram tentados para chegar em um consenso entre as competições. Essa briga intensa durou até julho e os últimos jogos não foram disputados por conta da conciliação e a dissolução das competições. Assim, foi criada a Liga de Futebol do Rio de Janeiro, que anos mais tarde veio a se tornar a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Manchete de um jogo daquele campeonato. Foto:Reprodução/Jornal do Brasil

A campanha do São Cristóvão no campeonato da FMD foi avassaladora. O time jogou 7 jogos, venceu os 7 e foi campeão antecipado do torneio. Além do Vasco, o Tovão enfrentou o Andarahy, o Carioca, o Madureira, o Olaria, o Bangu e o Botafogo. Quando o campeonato foi interrompido e a extinção da federação confirmada, já não haveria como ultrapassar o São Cristóvão na tabela, mesmo se fossem realizados todos os jogos restantes.

Já no campeonato unificado, o São Cristóvão fez uma boa campanha, mas não foi o suficiente para conquistar o título. Apesar de ter vencido alguns jogos com facilidade, o clube empatou muitas partidas e acabou perdendo pontos importantes. Mesmo assim conseguiu um feito, o único time a vencer o campeão Fluminense na competição.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Endereço

Estádio Ronaldo Nazário 

R. Figueira de Melo, 200 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20941-000, Brazil


 Sede Náutica
Av. Brigadeiro Trompowski, 21044 - Maré, Rio de Janeiro - RJ, 21941-590. Tel (21) 2260-9910

        ©2020 por São Cristóvão de Futebol e Regatas.                                                                                              cadete1926@gmail.com