A evolução dos escudos do São Cristóvão

Atualizado: 20 de Jul de 2020

Por Lucas Baima - Um clube possui diversos símbolos que servem para criar e reforçar sua identidade, seja o hino, o uniforme, as cores, o apelido, estádio, o entre muitos outros. Essa insígnia cria identificação única, e por vezes é o motivo de muitos torcedores se apaixonarem por um clube. Mesmo o nosso Tóvão sendo o único clube do mundo a ter apenas um uniforme como oficial: camisa, calção e meiões completamente brancos, o escudo do clube continua sendo seu maior ícone.

Como sabemos, o atual São Cristóvão é um produto da fusão entre dois clubes, o Club de Regatas São Cristóvão, fundado em 1898, e o São Cristóvão Athletic Club, dedicado apenas à prática do futebol, fundado em 1909. No ano de 1943, um ano de glórias para o futebol do São Cristóvão, ocorreu a fusão entre os dois clubes. No entanto as duas agremiações possuíam escudos diferentes e ambos também se fundiram para chegar no que conhecemos como o atual escudo do time.


O clube de regatas 

Este é o primeiro escudo do clube de regatas localizado em São Cristóvão. É usado desde sua fundação no ano de 1898 até os dias atuais. Segundo o estatuto do clube, este brasão deve constar no atual escudo. Ainda podemos ver um círculo rosa no qual dentro se encontram uma âncora, uma estrela, um remo e um croque. Todos estes são instrumentos dedicados aos esportes das regatas. 


O clube de futebol

O escudo do São Cristóvão Athletic Club segue um padrão muito tradicional do futebol antigo do Rio de Janeiro. O fundo todo branco reflete o uniforme usado pelo time. Nas letras, com um pouco de esforço, é possível identificar a sigla SCAC, fazendo alusão ao nome do clube. Ainda hoje podemos encontrar siglas estilizadas dessa forma na dupla Fla-Flu.


A modernização 

Aqui já podemos ver a modernização do escudo que começa a se desenhar aos moldes atuais. A introdução das listras brancas e pretas, assim como os raios das mesmas cores. Outro detalhe é a inclusão do nome do clube em uma faixa diagonal presente até hoje.



Os dias atuais

Aprovado no Estatuto do clube em 1968, este é o mais moderno escudo do São Cristóvão de Futebol e Regatas. A partir da fusão, o escudo do Club de Regatas foi inserido na parte superior esquerda, substituindo a bola de futebol que ali se fazia presente no escudo anterior. Outra adição é o friso rosa que circunda o resto do desenho. Ainda podemos ver onze raios pretos e onze raios brancos que saem do brasão homenageando as regatas. A faixa com o nome do clube foi mantida, apenas trocando a sigla, fazendo jus ao novo nome do clube. Na parte inferior, cinco listras brancas e 5 listras pretas paralelas finalizam o escudo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Endereço

Estádio Ronaldo Nazário 

R. Figueira de Melo, 200 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20941-000, Brazil


 Sede Náutica
Av. Brigadeiro Trompowski, 21044 - Maré, Rio de Janeiro - RJ, 21941-590. Tel (21) 2260-9910

        ©2020 por São Cristóvão de Futebol e Regatas.                                                                                              cadete1926@gmail.com