A história do Torneio Início e as 4 vitórias do São Cristóvão na competição

Atualizado: 8 de Jul de 2020

Por Ana Luíza Pereira - Em uma década marcada por guerras, epidemias e revoluções, com mudanças políticas e sociais, surge no Rio de Janeiro uma nova competição do esporte que viria ser o mais amado pelo brasileiro: o futebol. O Torneio Início foi criado pela Associação de Cronistas Desportivos (atual ACERJ) tendo o objetivo de apresentar as equipes dos grandes clubes da capital que iriam disputar os campeonatos daquele ano. A sua primeira edição ocorreu em 1916 e o título foi conquistado pelo Fluminense.


Com uma overdose de futebol, o torneio era realizado em um mesmo dia e em um mesmo estádio. Por esse motivo, os jogos tinham uma menor duração, sendo 20 minutos para cada partida e 60 minutos para a final da competição. Era em sistema eliminatório, por isso os times jogavam de três a quatro partidas dependendo do sorteio da primeira fase. Além disso, a forma de desempatar os jogos era diferente. Era levado em conta o número de escanteios de cada equipe e também havia uma disputa de pênaltis na qual as equipes cobravam três pênaltis, todos pelo mesmo jogador.

Trecho de jornal contando a vitória do São Cristóvão de 1918. Foto: Reprodução/Jornal do Brasil

O torneio, chamado de “Initium” pela imprensa da época, ocorreu com periodicidade até 1967. Depois disso, uma edição especial foi realizada em 1977, marcando os 10 anos do encerramento da competição, vencida pelo Botafogo. O time do São Cristóvão venceu 4 das 54 edições do torneio.


As conquistas do São Cristóvão

A primeira conquista do são cri cri foi em 1918, na segunda edição do torneio, que foi realizado em 31 de março em General Severiano, campo do Botafogo. O time não começou bem e a partida contra o Villa Isabel só foi vencida por uma questão de sorte. Já no segundo jogo, contra o Andarahy, a equipe estava mais entrosada e conseguiu se impor. A final foi contra o Fluminense, que na época era o atual campeão do torneio. Como estava com o time desfalcado por Sylvio Fontes, titular no meio de campo, o São Cristóvão teve que improvisar João Cantuária, que viria a falecer em outubro daquele ano vítima da gripe espanhola, pelo meio e sua atuação foi brilhante. Comandou o time e levou o Tóvão a vitória.


Dez anos depois da primeira conquista, o São Cristóvão voltou a vencer o campeonato. O time do Tovão estava no seu auge, dois anos antes teria sido campeão do Campeonato Carioca e esse Torneio Início mostrou que o clube ainda estava nos seus melhores momentos. Vencendo o Flamengo na final por 1x1 e desempatando no número de escanteios, o São Cristóvão levantou a taça pela segunda vez em 1928.


Equipe do São Cristóvão vencedora do Torneio em 1928. Foto: Reprodução/Jornal do Brasil

A terceira conquista do time de cadetes veio em 1933. O torneio que aconteceu em General Severiano foi bastante disputado e não contou com a participação nem do Vasco e nem do Fluminense. O São Cristóvão enfrentou o Engenho de Dentro, o River, o Olaria e fez a final contra o Botafogo, vencendo o alvinegro por 3x1 de virada. O time da estrela solitária começou vencendo os alvos, mas o São Cristóvão reagiu e marcou os três gols.


O último troféu do São Cristóvão no Torneio Início foi em 1937, quando também venceu o Campeonato Carioca da Federação Metropolitana de Desportos (FMD). Depois de três anos sem realizar o campeonato, a FMD restabeleceu a competição que, segundo a imprensa da época, era importante para beneficiar a Associação de Cronistas Desportivos que tanto lutavam pelos desportos no país. O time de cadetes enfrentou o Olaria, o Andarahy e fez a final novamente contra o Botafogo, vencendo desta vez por 1x0 o time alvinegro.


Depois da última conquista, o São Cristóvão chegou a ser vice-campeão em algumas edições do torneio. Em 1938, 1940 e 1964, o são cri cri chegou a final porém não conseguiu a vitória.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo