A mudança do gramado no estádio Ronaldo Nazário e o homem por trás dessa transformação

Atualizado: 4 de Ago de 2020

Por Ana Luíza Pereira - Se sabe que o campo de futebol é uma das partes mais importantes do esporte. É ali que a mágica acontece, que vimos o Brasil ganhar 5 Copas do Mundo, Leônidas da Silva fazer o primeiro gol de bicicleta, o Fenômeno chegar a ser o melhor atacante do mundo. Isso tudo acontece dentro das 4 linhas. O gramado também marca a vida de jogadores e torcedores para sempre. A sensação de pisar na grama onde momentos históricos acontecem é sem igual.


Hoje no São Cristóvão, o gramado chama atenção de quem passa pela linha vermelha e vê o estádio Ronaldo Nazário dali. Muito verde, com as características faixas de um campo de futebol, o “tapete” do São Cri Cri é cuidado com muita dedicação do clube. Há um ano o estádio não tinha um campo com as condições de jogo. Mas isso mudou e agora é uma das belezas do estádio considerado patrimônio cultural e histórico do estado.

Estádio Ronaldo Luiz Nazário de Lima. Foto: Acervo/São Cristóvão

Por trás dessa transformação está Ernesto Siqueira. O engenheiro agrônomo de 62 anos, que na época trabalhava na Green Grass, empresa parceira do clube, é o responsável pela mudança no antigo Figueira de Melo. Com um currículo de peso, Ernesto já fez essas mudanças no Fluminense, no Botafogo, no Vitória-BA, no Mineirão, na Arena da Baixada, no Maracanã e chegou a trabalhar com a CBF e com a FIFA. Começou trabalhando com golfe e se tornou um especialista no ramo, trazendo tecnologias para os esportes com grama.


No São Cristóvão, Ernesto identificou os maiores problemas que tinha no campo. A falta de grama na faixa central e o sistema de irrigação do clube estavam precários e precisava dessa mudança. Começou melhorando o sistema de irrigação que seria preciso para manter a grama que foi plantada depois. Nivelou o campo, colocou a areia que ajuda a não dar lama quando chove, combateu as ervas daninhas, tudo isso dando uma nova cara ao estádio e com poucos recursos. “A gente saiu de um campo que ninguém acreditava pro gramado que hoje tem aí no São Cristóvão sem que houvesse grandes investimentos, apenas fazendo a coisa correta.” contou Ernesto.


Ernesto Henriques, engenheiro agrônomo responsável pela reforma do gramado do estádio Ronaldo Nazário. Foto: Acervo pessoal

Hoje o gramado do São Cristóvão faz sucesso. Na época da restauração, o Flamengo ficou interessado e utilizou o campo em algumas ocasiões. Agora o time do Vasco está treinando no Ronaldo Nazário, se preparando para o Campeonato Brasileiro que começa dia 8 de agosto.



0 comentário
 

Endereço

Estádio Ronaldo Nazário 

R. Figueira de Melo, 200 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20941-000, Brazil


 Sede Náutica
Av. Brigadeiro Trompowski, 21044 - Maré, Rio de Janeiro - RJ, 21941-590. Tel (21) 2260-9910

        ©2020 por São Cristóvão de Futebol e Regatas.                                                                                              cadete1926@gmail.com