São Cristóvão e Santos: a grande relação dos clubes co-irmãos

Atualizado: 3 de Jul de 2020

Por Lucas Baima - No mundo do futebol é comum vermos grandes rivalidades estaduais e algumas vezes até rivalidades de âmbito nacional. Por outro lado, de uma forma bastante incomum, também podemos encontrar alguns clubes que são co-irmãos. Este é o caso do Santos Futebol Clube, do estado de São Paulo, e o nosso São Cristóvão. Hoje vamos abordar as semelhanças e a união dos dois clubes que cresceu no início do século passado.


Como já vimos aqui no blog, o Santos foi o convidado especial para a inauguração do estádio do São Cristóvão, o Figueira de Melo. Uma grande curiosidade desta partida é que a equipe santista veio para o jogo com o uniforme do ano anterior, todo branco, que pertencia ao União, antigo nome do Santos. Isso gerou uma grande confusão, pois a única coisa que diferia os uniformes era uma faixa na cintura que continha no uniforme do peixe. No segundo tempo, os convidados trocaram seus uniformes e utilizaram a camisa que possuía listras pretas e brancas que até hoje é uma das camisas oficiais do clube.


As duas equipe que participaram do jogo inaugural do estádio da rua Figueira de Melo. Foto:Reprodução/A Careta

Depois deste confronto, as equipes passaram a se encarar diversas vezes. É sabido também que a boa relação entre os dois clubes gerou bons frutos. Na sede do Santos era possível encontrar o escudo do Tóvão estampado em alguns lugares. Sem dúvida, ambos os brasões das equipes têm suas semelhanças. As listras, a faixa na diagonal e o símbolo encontrado no canto superior esquerdo é facilmente percebido.


Em 21 de abril de 1917, praticamente um ano após o jogo inaugural do Figueira de Melo, Santos e São Cristóvão realizaram mais um amistoso. Desta vez o jogo aconteceu na casa do Santos, sendo a primeira vez de um clube carioca a jogar na histórica Vila Belmiro. Houve uma chuva de gols no duelo, a equipe da casa levou a melhor, e a partida terminou em 8x4.


Jornal retrata a vitória do Santos por 6x4 contra a equipe cadete em 1926. Foto:Reprodução/O Imparcial

Nas décadas de 1920, 1930 e 1940, os clubes seguiram realizando muitos amistosos. Alguns chamando mais atenção, como o empate por 4x4 em 1920. Este foi um evento realizado pela Confederação Brasileira de Desportos, a CBF da época. A partida foi uma festa em General Severiano, campo do Botafogo, e sem dúvida, um espetáculo para o público. No ano de 1937, temporada qual o São Cristóvão faturou seu segundo título estadual, os clubes voltaram a se enfrentar e um resultado histórico foi conseguido pelo São Cri-Cri. Uma vitória por 2x0 ficou marcado na história por ser um dos primeiros clubes do RJ a vencer no alçapão santista.


Infelizmente o último duelo das equipes aconteceu em 1952. Ambos seguiram caminhos diferentes e acabaram se afastando. A boa relação que os clubes tinham ficou um pouco de lado mas nunca esquecida. Quem sabe um dia Santos e São Cristóvão voltem a se enfrentar e realizem grandes duelos como acontecia no passado?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Endereço

Estádio Ronaldo Nazário 

R. Figueira de Melo, 200 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20941-000, Brazil


 Sede Náutica
Av. Brigadeiro Trompowski, 21044 - Maré, Rio de Janeiro - RJ, 21941-590. Tel (21) 2260-9910

        ©2020 por São Cristóvão de Futebol e Regatas.                                                                                              cadete1926@gmail.com