Por Ana Luiza Pereira - Não existe uma data precisa marcando a criação dos jogos eletrônicos. Se sabe que em 1947, os físicos Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann criaram, sem querer, o primeiro dispositivo que se assemelha a um videogame, o "Dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos". O jogo consistia de um dispositivo no qual você controlava para acertar alvos estáticos com mísseis. A partir disso, os jogos eletrônicos cresceram e hoje não se encaixam só como entretenimento. As competições dessa modalidade estão cada dia mais em evidência na sociedade.

A primeira competição datada desses jogos são de 1972, na Universidade de Stanford, na Califórnia. Hoje, com o avanço da internet e das tecnologias, o eSports, como é chamada a modalidade, já conquistou o mundo. Em 2010, 160 competições já existiam no cenário dos jogos eletrônicos. Assim, clubes conhecidos pelo seu futebol adotaram o esporte, a exemplo do São Cristóvão, que participa dos campeonatos há dois anos.
Dentro do clube
O time de eSports do São Cristóvão surgiu em novembro de 2018 com uma parceria do clube com o Real E-Sports, um time profissional da categoria de Santa Catarina. O jogadores representaram o time de cadetes no ano de 2019 na temporada brasileira de futebol virtual, se tornando o primeiro clube carioca a realizar tal feito. Outros clubes de futebol do Rio já possuem sua categoria de eSports como o Flamengo, no League Of Legends, e o Vasco, no Free Fire.
Com a parceria chegando ao fim, o São Cristóvão decidiu que o melhor seria criar seu setor de eSports. “É o futuro isso, temos que estar envolvidos” ressalta o diretor de marketing do São Cristóvão, Thiago Vancellote. O time acredita que com a modalidade é possível trazer melhorias ao clube e alcançar uma nova torcida.
Atualmente, o time de eSports do São Cristóvão participa de competições brasileiras, americanas e mundiais de algumas organizações privadas, além das Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico (CBDEL). O modo de jogo é o Pro Clubs (11vs11) do FIFA tanto no XBOX One quanto no PlayStation 4, no qual cada jogador é um personagem em campo, jogando na sua posição, dando uma visão mais realista para o futebol virtual. Além do FIFA, o clube também tem uma equipe para competições de Free Fire, jogo mais jogado atualmente pelos jovens. O objetivo do São Cristóvão é expandir e se inserir cada vez mais nessa modalidade.