Trazendo o tradicional para o século XXI, o São Cristóvão inova com o seu time de eSports.

Atualizado: 3 de Jul de 2020

Por Ana Luiza Pereira - Não existe uma data precisa marcando a criação dos jogos eletrônicos. Se sabe que em 1947, os físicos Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann criaram, sem querer, o primeiro dispositivo que se assemelha a um videogame, o "Dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos". O jogo consistia de um dispositivo no qual você controlava para acertar alvos estáticos com mísseis. A partir disso, os jogos eletrônicos cresceram e hoje não se encaixam como entretenimento. As competições dessa modalidade estão cada dia mais em evidência na sociedade.


Campeonato Brasileiro de League of Legends reúne milhares de pessoas no Allianz Parque, em São Paulo. Foto: Divulgação/LoLegendsBR

A primeira competição datada desses jogos são de 1972, na Universidade de Stanford, na Califórnia. Hoje, com o avanço da internet e das tecnologias, o eSports, como é chamada a modalidade, já conquistou o mundo. Em 2010, 160 competições já existiam no cenário dos jogos eletrônicos. Assim, clubes conhecidos pelo seu futebol adotaram o esporte, a exemplo do São Cristóvão, que participa dos campeonatos há dois anos.


Dentro do clube

O time de eSports do São Cristóvão surgiu em novembro de 2018 com uma parceria do clube com o Real E-Sports, um time profissional da categoria de Santa Catarina. O jogadores representaram o time de cadetes no ano de 2019 na temporada brasileira de futebol virtual, se tornando o primeiro clube carioca a realizar tal feito. Outros clubes de futebol do Rio já possuem sua categoria de eSports como o Flamengo, no League Of Legends, e o Vasco, no Free Fire.

Com a parceria chegando ao fim, o São Cristóvão decidiu que o melhor seria criar seu setor de eSports. “É o futuro isso, temos que estar envolvidos” ressalta o diretor de marketing do São Cristóvão, Thiago Vancellote. O time acredita que com a modalidade é possível trazer melhorias ao clube e alcançar uma nova torcida.

Atualmente, o time de eSports do São Cristóvão participa de competições brasileiras, americanas e mundiais de algumas organizações privadas, além das Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico (CBDEL). O modo de jogo é o Pro Clubs (11vs11) do FIFA tanto no XBOX One quanto no PlayStation 4, no qual cada jogador é um personagem em campo, jogando na sua posição, dando uma visão mais realista para o futebol virtual. Além do FIFA, o clube também tem uma equipe para competições de Free Fire, jogo mais jogado atualmente pelos jovens. O objetivo do São Cristóvão é expandir e se inserir cada vez mais nessa modalidade.


0 comentário
 

Endereço

Estádio Ronaldo Nazário 

R. Figueira de Melo, 200 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20941-000, Brazil


 Sede Náutica
Av. Brigadeiro Trompowski, 21044 - Maré, Rio de Janeiro - RJ, 21941-590. Tel (21) 2260-9910

        ©2020 por São Cristóvão de Futebol e Regatas.                                                                                              cadete1926@gmail.com